Inclusão e cidadania

Itinerante do Ônibus Lilás leva amparo, orientação e proteção as mulheres acreanas nos municípios do Alto Acre

Como forma de amparar, orientar e proteger as mulheres acreanas, o governo do Acre levou as ações itinerantes do Ônibus Lilás para toda a regional do Alto Acre, no interior do estado, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher), na última semana. Em média, 80 mulheres receberam atendimentos psicológicos, jurídicos e de assistência social.

A ação itinerante iniciou na última terça-feira, 4, em parceria com as prefeituras de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri e Organismos Governamentais Municipais de Políticas para Mulheres (OPMs). A ação se encerra nesta segunda-feira, 10, em Xapuri.

Ação itinerante do Ônibus Lilás atendeu mulheres e crianças nos municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri. Foto: cedida.

Na fronteira com o Peru, o município de Assis Brasil foi o primeiro a receber a equipe multidisciplinar, em parceria com o Hospital do Amor (HOA) e a prefeitura municipal, nos dias 4 e 5 de julho.

“Atendemos os mais variados tipos de procura e auxílio. Encontramos mulheres que sofreram violências físicas, psicológicas e patrimonial e outras que precisavam de ajuda para solicitar auxílios financeiros. E elas confiam em nós. A credibilidade é o maior princípio que temos como equipe”, garantiu a chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra às Mulheres, Joelda Pais.

Foram ofertados atendimentos psicológico, jurídico e de assistência social. Foto: cedida.

Como forma de orientar as mulheres, as equipes promoveram rodas de conversa sobre os diferentes tipos de violência, indicando como evitá-los e quais os canais de denúncias buscar em caso de ocorrências, como o canal 24 horas disque 180 e o Whatsapp da Semulher (68) 99605-0657.

Brasileia e Xapuri

Em Brasileia, a ação aconteceu na Praça Hugo Poli, na última sexta-feira, 7, e também atendeu mulheres do município vizinho, Epitaciolândia. “É um imensa satisfação receber no município uma ação voltada para nós, mulheres. Um atendimento humanizado e de qualidade”, comemorou Ivana Chaves, uma das pessoas atendidas na ação.

Como forma de orientar as mulheres, foram realizadas rodas de conversa sobre violência contra a mulher. Foto: cedida.

Em Xapuri, o atendimento itinerante atendeu na sede da Associação do Polo da Borracha, na zona rural, no último sábado, 8. Os atendimentos continuam na manhã desta segunda-feira, 10, na Praça da Juventude Calebe Nascimento Mota, na região central do município.

A campanha “Não se cale”, faz parte do serviço itinerante do Ônibus Lilás. Foto: cedida.

A ação discute ainda os temas da aposentadoria, o atendimento aos filhos e a saúde financeira familiar. E, segundo Joelda Pais, que também coordena as atividades, os casos de maior complexidade são encaminhados para as instituições governamentais em Rio Branco.