Levar a regularização fundiária a todas as cidades do estado é a missão do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), que até o momento já beneficiou mais de 40 mil famílias com títulos definitivos de propriedades urbanas e rurais. Como continuidade às ações, o Iteracre promove nesta semana audiências públicas em bairros de Xapuri.
Nesta quarta-feira, 9, foi a vez de a equipe do órgão se reunir com os moradores do bairro Laranjal. A audiência foi realizada no Espaço Verde Restaurante e contou com a presença de lideranças de bairro e autoridades.
O diretor-presidente do Iteracre Nil Figueiredo reforçou o compromisso da gestão com a política de regularização na cidade. “Esse é um trabalho que consolida a questão social da regularização fundiária e nós ficamos muito felizes em poder contemplar a cidade. Até o fim deste ano, pretendemos entregar os primeiros títulos nas áreas urbanas de Xapuri, ou quem sabe, até cem por cento deles”, afirmou.
Na ocasião, as famílias comemoraram a notícia de que receberão os títulos de suas propriedades e aproveitaram para esclarecer dúvidas acerca dos documentos necessários para os procedimentos que deverão ser feitos a partir de agora.
Morador do bairro Laranjal há 17 anos, o servidor público José Selmo Dantas destacou o que representa a notícia da regularização para a comunidade. “Antes esse bairro era visto como um lugar muito ruim, mas com os compromissos assumidos pelo governo hoje é um dos melhores bairros pra se viver aqui em Xapuri. E agora com os títulos definitivos vamos realizar um grande sonho nosso, que é de ser dono por direito das nossas propriedades e de poder buscar melhorias para elas”, disse.
A agenda da equipe segue na cidade na quinta-feira, 10, com a realização de audiência também no bairro Mutirão, na Comunidade Nossa Senhora Guadalupe. Outros bairros de Xapuri também serão contemplados.