Com a finalidade de promover a regularização fundiária em Sena Madureira, o terceiro maior município do Estado, o prefeito do município, Mano Rufino, buscou apoio junto ao Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e assinou um termo de cooperação técnica para garantir a execução e a continuidade das atividades no local. “Firmar essa parceria é um passo muito importante para Sena Madureira. Precisamos dar andamento ao processo de regularização fundiária no local e levar melhorias e segurança à população”, explica o prefeito.
Segundo o diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, a equipe já iniciou os trabalhos no município. O primeiro bairro a ser beneficiado é o Jardim Primavera, onde residem mais de 500 famílias. “A equipe técnica do Iteracre já está em campo cadastrando a população, medindo lote a lote, identificando locais de vulnerabilidade e localizando as áreas de proteção permanente, para tomar todas as medidas necessárias”, disse Figueiredo.
A população de Sena Madureira está entusiasmada com a chegada da regularização fundiária no município, um exemplo é o Seu Jaildo da Silva, que mora no bairro Jardim Primavera há quase quatro anos. “É muito gratificante ver o governo e a prefeitura empenhados em melhorar a qualidade da vida das pessoas que moram aqui, o título de propriedade é um sonho realizado e o documento que faltava pra termos a segurança de investir nas nossas residências”, disse o morador.
Na audiência pública realizada no município na última semana, foi esclarecido para a população que, apesar do início das obras terem sido pelo bairro Jardim Primavera, todo o município de Sena Madureira será contemplado com a regularização fundiária. A Dona Rosseline Vítor que representa a comunidade de Sena Madureira, fala da importância dessa iniciativa. “A população agradece, pois agora temos a certeza que somos os donos, meus colegas e vizinhos sempre perguntavam se um dia seriam legalizados”, afirma.
Além do Iteracre e prefeitura, outras parcerias foram firmadas para garantir que o trabalho seja realizado com qualidade. O Cartório de Sena Madureira é um dos principais interessados nessa evolução do município, como explica o registrador, Arison Lincoln. “Nossa busca é pela viabilização prática, burocrática e técnica, para que cada munícipe consiga ter segurança da propriedade e viva com tranquilidade”, declara.
Outro parceiro do projeto é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O Superintendente do órgão, Idézio Franck, participou da audiência pública e disse que ajudará o Iteracre no que for preciso. “Sena Madureira está superando uma etapa, depois de 100 anos de irregularidade e invasões a comunidade tem motivos pra comemorar. As parcerias já foram estabelecidas, as dúvidas estão sendo esclarecidas e o processo de regularização fundiária já está em execução”, disse.
Glenilson Figueiredo finalizou a audiência pública dizendo que esse momento era o que faltava para alavancar o município de Sena Madureira, no sentido econômico. “São inúmeras as vantagens de uma moradia legalizada. Estamos empenhados, trabalhando para que esse projeto alcance todos os acreanos e garantindo direito à moradia e uma vida com mais dignidade”, afirma.