O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) celebraram, na manhã desta segunda-feira, 6, a assinatura do termo de cooperação técnica de georreferenciamento de áreas de terras destinadas à instituição de segurança.
A essência do acordo reside na necessidade de atender às demandas pendentes da PMAC em relação à gestão de unidades de quartéis e áreas destinadas a projetos de reforma, ampliação e construção de novas unidades de policiamento em todo o estado do Acre.
O processo de georreferenciar uma área, realizado pelo Iteracre, é feito buscando definir a sua forma, dimensão e localização no globo terrestre e é realizado a partir da utilização de mapas ou imagens de satélites.
Na ocasião, o presidente do instituto, Francisco Romário Costa, destacou: “A regularização fundiária se mostra não apenas como um requisito legal, mas como um elemento essencial para a captação de recursos públicos destinados a melhorar as instalações e garantir a eficácia das operações policiais”.
Dessa forma, a parceria entre instituições representa um compromisso mútuo com a segurança e o desenvolvimento territorial, visando não apenas a regularização fundiária, mas também a melhoria das condições de trabalho e operacionais das forças policiais, em benefício da sociedade acreana.