Iteracre e pastores se reúnem para discutir regularização fundiária

Igrejas evangélicas e outros templos religiosos do Estado serão contemplados com título definitivo da propriedade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Igrejas evangélicas e outros templos religiosos do Estado serão contemplados com título definitivo da propriedade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Na manhã desta quinta-feira, 7, o diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figueiredo, esteve reunido com o pastor Agostinho Gonçalves Ribeiro e lideranças da Igreja Batista do Bosque. O diretor do Iteracre apresentou aos líderes o plano de regularização fundiária dos templos do Estado. A ação de governo contempla os grupos religiosos que tenham, no mínimo, a infraestrutura básica exigida pela lei do “Minha Casa, Minha Vida” e que realmente tenham relevância social, como igrejas e também associações e ongs.

“As igrejas têm um papel importante na sociedade, envolvendo dependentes químicos, a questão da família, enfim, todo esse processo de trabalho. Então é uma contrapartida que o Estado dá para essas instituições que prestam esse trabalho de grande relevância nas comunidades”, explica Glenilson Figueiredo, diretor-presidente do Iteracre. 

O pastor Agostinho Gonçalves Ribeiro representa sete igrejas do Estado – uma delas, no bairro Laélia Alcântara, em Rio Branco, ainda aguarda regularização. “É uma maneira de reconhecer o nosso trabalho e nos ajudar para que a gente funcione dentro da lei, com todas as possibilidades. É a segurança jurídica”, define.

A meta é de, até o fim de 2013, entregar 50 títulos e mais 100 em 2014 aos representantes de grupos religiosos. “A vantagem de tudo isso é que, com essa plataforma de regularização do terreno, a gente vai poder regularizar também a obra como um todo: o prédio, com alvará de funcionamento. É a forma que o governador tem encontrado de dar celeridade e regularidade a todas essas entidades que estão prestando serviço para a sociedade”, conclui Jamyl Asfury, deputado estadual e também pastor da Igreja Batista do Bosque.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter