Itamaraty promove reunião entre governo brasileiro e peruano na próxima terça

Em reunião na manhã desta quinta-feira, 30, o ministro João Marcelo Galvão, chefe do Departamento de Assuntos para a América do Sul, do Ministério das Relações Exteriores, definiu para a próxima terça-feira, 4 de fevereiro, a primeira reunião conjunta entre representantes do governo brasileiro com representantes do governo peruano. O encontro será preparatório para o encontro de chanceleres e governadores em Lima, Peru, no dia 31 de março próximo.

Ricardo França reforçou o interesse do Estado do Acre nas relações fronteiriças, especialmente com o Peru Fotos: Cedidas

Representando o Governo do Acre, Ricardo França participou da reunião preparatória desta manhã com mandatários de todos os órgãos envolvidos no Programa de Integração Brasil/Peru. Os últimos acertos para encaminhamentos da pauta com os peruanos foram adiantados e diversos itens, como controle de fronteira, atendimento do sistema de saúde na fronteira, apoio indígena internacional e controle ambiental fronteiriço deverão ser a tônica da reunião de terça-feira.

Ricardo França reforçou o interesse do Estado do Acre nas relações fronteiriças, especialmente com o Peru, afirmando que “será o elo necessário para o corredor de exportações/importações pelo oceano Pacífico, através da estrada transoceânica, diminuindo substancialmente a distância entre o mercado brasileiro com o mercado asiático”.

Informado do teor da reunião, o governador Gladson Cameli disse que será uma ótima oportunidade para defender junto aos órgãos dos dois países, a criação do Centro de Controle Integrado em Assis Brasil. “Já vínhamos tratando dessa integração efetiva com o Peru, inclusive, teremos a partir de agora uma linha de ônibus nos ligando a este país. Cremos que essa integração com os peruanos agora vai se tornar uma realidade para o desenvolvimento da região”, afirmou Cameli.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter