ISE utiliza música e livros para socializar adolescentes

Adolescentes privados de liberdade participam de atividades culturais dentro das unidades socioeducativas (Foto: Pedro Paulo)
Adolescentes privados de liberdade participam de atividades culturais dentro das unidades
socioeducativas (Foto: Pedro Paulo)

Na última quarta-feira, 11, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) abriu as portas de suas unidades na capital para mostrar como funcionam o ensino e as atividades culturais dentro do sistema, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além da proposta pedagógica pensada para alunos do ensino médio da rede estadual que cumprem medidas socioeducativas, outras diversas atividades culturais são oferecidas pelo instituto. Tudo com foco no desenvolvimento de aptidões e formação de cidadania plena dos socioeducandos.

Entre as atividades constam aulas de violão que contemplam 27 jovens do Centro Socioeducativo Santa Juliana (CSJ). Eles recebem instrumentos musicais e aulas grátis de instrumentos de corda. O atendimento é realizado em dois turnos e destinado aos que já receberam condenação da justiça.

Esporte com bolas, em quadra ou em campo, é outra modalidade muito usual nos centros, na capital e no interior. Os livros de leitura também estão inseridos nas disciplinas educacionais, com acompanhamento da Escola Darquinho, que funciona sob a responsabilidade do ISE.

“O desempenho dos adolescentes tem sido tão importante que o Centro Mocinha Magalhães (feminino) tem realizado atividades interna e externa dentro do sarau cultural, projeto do CSM. Nas atividades externas, as jovens beneficiadas com a iniciativa trabalham com leitura e teatro”, explica Isabele Silva, diretora do centro.

“A gente segue uma diretriz do governo, guiada pela obstinação do diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida, de aplicar um novo olhar na metodologia de educar nas unidades do instituto em todo o estado. A união de todos nos conduziu a um resultado satisfatório. Trabalhamos para melhorar”, ponderou Antonio Azevedo, diretor adjunto do ISE.