O curso de Capacitação de Operadores do Sinase, com carga de 168 horas, iniciou-se nesta segunda-feira, 7, para 32 agentes e técnicos do Centro Socioeducativo Juruá, em Cruzeiro do Sul. A ação é oriunda de um convênio com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
O governo do Estado, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), quer disponibilizar para as equipes do sistema o conhecimento teórico e específico sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
As aulas são realizadas em dois turnos: pela manhã, das 8 às 12 horas, e à tarde, das 14 às 18 horas.
Entre os principais estudos debatidos em sala de aula estão as práticas e metodologia de atendimento em meio fechado, o Plano Individual de Atendimento (PIA) e a segurança no sistema socioeducativo.
De acordo com o diretor do Centro Socioeducativo Juruá, Erisson Cameli, em seguida serão inseridos na capacitação os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Apesar de o Sinase ter se tornado lei em 2012, é preciso que haja sempre cursos como esse, para manter os servidores do sistema atualizados”, afirma.