O presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, se reuniu na terça-feira, 22, com a secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina Chaves, e os demais membros da equipe, para apresentar as demandas referentes à saúde dos adolescentes em medida de internação.
Dentre os assuntos levantados, o principal diz respeito à unidade de saúde localizada no Centro Socioeducativo (CS) Acre, no bairro Apolônio Sales. O espaço tem uma estrutura completa e fica bem ao lado do CS Aquiry. O ISE solicita a composição de uma equipe de saúde completa e o referenciamento de outros casos na rede.
Além disso, se estuda a possibilidade da abertura da unidade de saúde para comunidade, por meio de um portão que dá acesso direto à rua. A secretária Alexandrina afirmou que vai colocar essas demandas no planejamento anual da sua gestão e verificar a possibilidade de logo atender as ações. Além disso, vai marcar na agenda uma visita à unidade socioeducativa para conhecer o espaço.
Para Henrique Corinto, a parceria reponde positivamente a proposta da socioeducação. “O ISE precisa funcionar por meio de uma rede, que corresponde à área da educação, saúde, esporte e a iniciativa de empresas privadas. Dessa forma, responsabilizamos a família do adolescente, o Estado e a sociedade”, afirma.