ISE conclui capacitação de operadores do Sinase

Socioeducadores participaram de cinco módulos de formação (Foto: Assessoria ISE)
Socioeducadores participaram de cinco módulos de formação (Foto: Assessoria ISE)

O governo do Estado, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), encerra nesta quinta-feira, 18, na Escola do Servidor Público do Acre (Fespac), o último módulo da capacitação de operadores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Com o objetivo de qualificar os conhecimentos teóricos e específicos do Sinase para os agentes técnicos da instituição, o curso de formação ocorreu em Rio Branco, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul, municípios que possuem unidades socioeducativas.

A professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Maria Fernanda Adimari, uma das ministradoras dos módulos, relata que o projeto contribui para os avanços da socioeducação no estado.

“Os socioeducadores do Acre obtiveram em uma carga horária de 160 horas/aula a oportunidade de apreender e compartilhar conhecimentos com palestrantes de outras regiões do país, gerando o intercâmbio de experiências que auxiliam o atendimento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas” declara.

O agente socioeducativo, Rafael Almeida, comenta que a qualificação apresentou estudos específicos sobre as áreas estratégicas da socioeducação. “No decorrer da capacitação, conseguimos melhorar as nossas ações no cotidiano das unidades”, afirma.

Segundo o presidente do ISE, Leonardo Carvalho, o maior legado da formação, foi o aprimoramento das metodologias e das ações executadas pela instituição. “Conseguimos analisar e refletir sobre os trabalhos desenvolvidos, definir novas metas e identificar os desafios para as melhorias na qualidade das nossas atribuições”, destaca.

Leonardo Carvalho informa que a formação continuada foi oriunda de um convênio com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a certificação dos concluintes do curso será emitida pela Universidade Federal do Acre (Ufac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter