ISE anuncia capacitação para agentes e técnicos do sistema socioeducativo

A primeira fase do Curso de Capacitação de Operadores do Sinase para agentes e técnicos do sistema socioeducativo, com carga de 168 horas, será iniciada no dia 24 deste mês, na Escola do Servidor. Inicialmente, serão quatro turmas em Rio Branco, totalizando 100 participantes.

Participantes debaterão a segurança no sistema socioeducativo ( Foto: Arquivo ISE)
Participantes debaterão a segurança no sistema socioeducativo ( Foto: Arquivo ISE)

O governo do Estado, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), em parceria com a Universidade Federal do Acre e a Escola do Servidor Público do Acre (Fespac), quer disponibilizar para as equipes o conhecimento teórico e específico sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). No segundo momento, a Liberdade Assistida também será incluída na capacitação.

A ação é oriunda de um convênio com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

As aulas serão realizadas em dois turnos: de manhã, das 8 às 12h15, e à tarde, das 14 às 18h15.

Entre os principais estudos a serem debatidos em sala de aula estão: práticas e metodologia de atendimento em meio fechado, Plano Individual de Atendimento (PIA) e a segurança no sistema socioeducativo.

De acordo com o presidente do ISE, Henrique Corinto, depois o curso será implantado em Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul, locais onde existem Centros Socioeducativos no Acre.