Na manhã desta segunda-feira, 30, foi realizada no Centro Socioeducativo (CS) Mocinha Magalhães uma atividade alusiva ao Outubro Rosa, destinada à prevenção do câncer de mama. A ação, que contou com a participação das socioeducandas, foi direcionada a 43 adolescentes que cumprem medidas judiciais.
O movimento Outubro Rosa teve início em 1997, nos Estados Unidos, como forma de conscientizar a população sobre o câncer de mama. Anos mais tarde, o mês foi escolhido pelo congresso americano como o de prevenção à doença.
No Brasil, o movimento se intensificou em 2010, quando o governo brasileiro passou a fazer parte da mobilização, promovendo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) como administrador do evento e de ações.
Com o tema “a prevenção é a garantia de muitos anos de liberdade”, as adolescentes promoveram teatros, rodas de capoeira e participaram de uma roda de conversa com profissionais da secretária de saúde do município de Rio Branco.
Presente no evento, o diretor-presidente Rafael Almeida, ressalta a importância da prevenção do câncer de mama, e reitera que a promoção da saúde dos jovens é uma das bases do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE).
“Por meio de atividades artísticas e lúdicas levamos à mensagem, porque acreditamos que a prevenção é a garantia de muitos anos de vida e de liberdade”, pontuou Almeida.
Já a diretora do CS Mocinha Magalhães, Isabele Silva, ressalta que a prevenção do câncer de mama deve começar cedo na vida das mulheres. “Aqui, temos 43 adolescentes, com idade entre 13 e 19 anos, e estamos trabalhando com a informação, que servirá tanto para elas, como também para as mães e familiares destas”, finaliza.