O Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco celebraram nesta segunda-feira, 26, o Pacto Pela Saúde, parceria que resultará em investimentos imediatos de mais de R$ 13,9 milhões em ações básicas de saúde. O acordo, que amplia e fortalece a política de descentralização de recursos e gestão, foi assinado pelo governador Binho Marques e o prefeito Raimundo Angelim em cerimônia realizada no pátio da Secretaria Municipal de Saúde na presença de autoridades, gestores, lideranças políticas e comunitárias.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Eduardo Farias, as policlínicas terão condições de realizar pequenas cirurgias e as unidades menores manterão os 109 itens de remédio em estoque. A zona rural terá duas equipes fixas do PSF. Desde o início da gestão Angelim, foram realizados mais de 106 mil atendimentos nas comunidades rurais de Rio Branco.
Estiveram presentes à cerimônia de assinatura do Pacto Pela Saúde o senador Tião Viana, o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães, a deputada federal Perpétua Almeida, o líder do Governo na Aleac, Moisés Diniz, o líder do prefeito na Câmara de Vereadores de Rio Branco, Marcio Batista, o deputado estadual Josemir Anute, a procuradora-geral do Estado, Nazareth Lambert, e o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) João Salomão, vários vereadores e autoridades. "Esse é um processo que vem consolidando a melhoria dos serviços para a população", disse o secretário de Estado da Saúde, Osvaldo Leal.
"A excelência em saúde é fruto de uma opção difícil, mas que fez esse setor sair de uma pauta negativa para uma agenda positiva", disse Marcio Batista. O presidente da Aleac fez destaque à postura do Governo do Estado na descentralização da gestão. "Este ato de hoje coroa a coragem de Binho Marques e diz que é melhor descentralizar para poder melhorar o sistema", disse Edvaldo Magalhães. O vice-governador César Messias lembrou que a parceria entre Governo e prefeitura tem sido fundamental para levar atendimento de qualidade às comunidades. "É um trabalho que vem dando certo e deve ser mantido", disse.
{xtypo_quote}Este momento é sobretudo de respeito. – Tião Viana{/xtypo_quote} |
{xtypo_quote}Planejamento resulta em solução. – Angelim{/xtypo_quote} |
A opção por ampliar os investimentos em saúde e potencializar a parceria com o Estado é, segundo avaliação do prefeito Raimundo Angelim, resultado de um planejamento criterioso, que fez jus à solução. "Nós fizemos a opção de trabalhar com planejamento porque quem busca atendimento em saúde quer resolutividade e não enrolação", disse o prefeito, reafirmando seu compromisso do planejamento de longo prazo.