Investimentos em educação contemplam Acrelândia e Plácido de Castro

Educação superior, incentivos ao esporte e reforma de escolas estão entre os investimentos que o governo do Estado fará nos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro este ano. As ações de governo foram apresentadas os prefeitos e lideranças locais pela equipe estadual.

No encontro com os prefeitos eleitos, vereadores e lideranças, o governador Tião Viana e a equipe de governo apresentaram as principais ações em desenvolvimento ou a serem executadas nas áreas de segurança, educação, saúde, produção, indústria e comércio e infraestrutura.

A apresentação das ações na área de educação e esporte foram feitas pelo secretário de Educação, Daniel Zen. Além da oferta de cursos superior, há a lei de incentivo ao esporte, o programa Comunidade Ativa – que distribui kits esportivos – e a reforma de escolas.

Em Acrelândia o investimento total será de R$ 3,4 milhões e em Plácido de Castro, R$ 2,1 milhões. “É um investimento muito significativo para os dois municípios, principalmente na área do ensino superior. O Estado fez um esforço para melhorar a oferta de cursos, ampliando o que já é oferecido pela Ufac [Universidade Federal do Acre], pelo Ifac [Instituto de Ensino Superior do Acre] e pelas faculdades particulares. Isso amplia o acesso ao ensino superior e dá mais oportunidades principalmente aos jovens”, explicou o secretário de Educação, Daniel Zen.

Para Acrelândia, as vagas ofertadas para o ensino superior são em três cursos: administração de empresas, letras e pedagogia, em parceria com o programa Universidade Aberta através de educação a distância. Em Plácido de Castro serão oferecidas 50 vagas para o curso de pedagogia, presencial, voltado para os professores das redes estadual e municipal de ensino.

“São investimentos vultuosos e que trarão novas perspectivas para o panorama educacional e esportivo de Acrelândia e Plácido de Castro”, comentou Zen.

O Acre tem feito um grande esforço para melhorar os indicadores da educação no estado. E é impossível não considerar os avanços. Em 1999 não havia oferta de ensino médio na grande maioria dos municípios acreanos. Hoje, além de ser ofertado em todas as cidades, inclusive nas isoladas – onde só é possível chegar por meio de barco ou avião – não é mais preciso deixar a floresta para estudar. O programa Asas da Florestania garante o ensino fundamental e médio em comunidades de ribeirinhos e seringueiros. O Estado também passou do 27º lugar no ranking da educação no país e hoje ocupa o 5º lugar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter