dignidade

Investimentos do governo em Saúde trazem dignidade à população de Mâncio Lima

No dia 7 de março deste ano era entregue pelo chefe do Executivo estadual, Gladson Cameli, o maior investimento em Saúde da história de Mâncio Lima: a reforma e ampliação do Hospital Abel Pinheiro, avaliada em R$ 5 milhões. De lá para cá, a missão de garantir bem-estar e dignidade aos quase 20 mil manciolimenses vem sendo cumprida com êxito.

Governador Gladson Cameli e parceiros celebrando a entrega da reforma e ampliação do hospital. Investimento de valor imensurável à população de Mâncio Lima. Foto: Marcos Santos/Secom

“Fui surpreendida pela atenção e carinho da equipe, que me tratou muito bem. A estrutura do hospital e a dedicação dos profissionais foram fundamentais para salvar a minha vida”, relatou a funcionária do setor administrativo do Abel Pinheiro, Sônia Aparecida do Nascimento, após sobreviver à hemorragia causada por endometriose, uma modificação no funcionamento normal do organismo, provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde se multiplicam e sangram.

Sônia Aparecida do Nascimento encontrou presença efetiva do Estado no atendimento prestado pelo hospital Abel Pinheiro. Foto: Marcos Santos/Secom

Além dela, outras milhares de vidas encontraram a presença efetiva do Estado quando buscaram assistência médica na unidade. Nos últimos dez meses, foram realizados 33.372 exames laboratoriais, 4.015 exames de raio-X, mais de 21 mil consultas e 420 internações. Quando comparados a 2021, os números representam o aumento do dobro da capacidade da unidade, hoje considerada referência em Saúde e investimento estratégico para desafogar o Hospital Regional do Juruá.

“É um marco para quem mora neste município. Agora, o cuidado com as pessoas é realizado aqui, em Mâncio Lima. Somente os casos que necessitam de especialistas são transferidos para Cruzeiro do Sul. Essa realidade é a certeza de que investimento em estrutura, capacitação da equipe, oferta de medicamentos e de insumos geram avanços e devolvem dignidade aos pacientes”, destacou Hélio Bentez, gerente-geral do hospital.

Procedimentos realizados no hospital dobraram com os investimentos do governo. Foto: Marcos Santos/Secom

O aumento do número de médicos plantonistas e a ampliação do quantitativo de leitos são outros avanços proporcionados pelo governo ao Abel Pinheiro. Na prática, pacientes contam com mais agilidade nos atendimentos, e a unidade reduz a demanda reprimida para a realização de exames.

Novo investimento e mais oferta de serviços à população

Um moderno equipamento de bioquímica automatizado é mais um expressivo investimento da Secretaria de Saúde (Sesacre) no Abel Pinheiro. O equipamento, que foi insatalado nesta semana, disponibilizará vinte e cinco novos tipos de exames, ampliando a oferta a pacientes das unidades básicas de saúde da região e do hospital.

Equipamento de bioquímica automatizado foi instalado nesta semana. Foto: Marcos Santos/Secom

Nesta segunda-feira, 19, profissionais iniciaram a capacitação de manuseio do equipamento. Ao todo, serão quatro dias de orientações teóricas e práticas sobre a funcionalidade, manutenção do aparelho e sua utilização diária.

Profissionais vêm passando por capacitação para manusear o equipamento. Foto: Marcos Santos/Secom

Além da ampliação da oferta, o investimento proporcionará agilidade nos testes, melhoria no acompanhamento de pacientes e confiabilidade dos diagnósticos.

“Assim como os outros investimentos, a instalação desse aparelho é fundamental para a região. Com essa iniciativa, o governo dá mais uma demonstração de compromisso com povo do Juruá. Não só os manciolimenses serão os beneficiados, mas também os moradores das regiões vizinhas”, declarou Catiana Rodrigues, coordenadora da Sesacre na regional do Juruá.