Internos da Apadeq realizam exposição de marchetaria durante Brechó de Natal e Amigas

Internos da Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) realizaram exposição de 56 quadros de marchetaria nesta quinta-feira, 31, durante a abertura do Brechó de Natal e Amigas, idealizado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândido, no Buffet Afa Jardim.

Os quadros foram vendidos aos participantes do Brechó de Natal e Amigas (Foto: Assessoria ISE)

Os quadros foram vendidos aos participantes do Brechó de Natal e Amigas (Foto: Assessoria ISE)

O material exposto é fruto de uma parceria. De um lado, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) tem adolescentes necessitando de tratamento contra a dependência química; do outro, a Apadeq apresenta escassez de cursos profissionalizantes. Unidas, as instituições firmaram acordo e os problemas foram resolvidos.

O ISE disponibilizou algumas das vagas que detinha, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para a associação. Assim, os internos foram contemplados com os cursos de Marchetaria e Pintor, ministrados por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Os quadros foram elaborados durante o curso de Marchetaria, que teve carga horária de 160 horas. A exposição possibilitou a venda de algumas peças, e o próximo passo é realizar outros eventos semelhantes, revela a assistente social do ISE, Sionete Sousa: “Queremos que a sociedade veja que eles conseguem fazer a arte”.

De acordo com o presidente do ISE, Henrique Corinto, a parceria irá se estender por tempo indeterminado. “Vamos levar mais cursos profissionalizantes, além dos de Marchetaria e Pintor, que eles já concluíram. A próxima capacitação deve ser de Eletricista Predial. Esse é um trabalho do governo do Estado para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter