Integrantes da Universidade Federal de Viçosa visitam Embrapa do Acre

Iniciativa faz parte da agenda de compromissos e parcerias realizadas entre a UFV e o Acre

visita_universidade_de_vicosa_a_funtac_foto_luciano_pontes_14.jpg

Integrantes da Universidade de Viçosa em visita à Funtac, antes de passarem pela Embrapa-Acre (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Ampliar o leque de ações conjuntas envolvendo instituições do Acre. Com este objetivo, o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa, acompanhado de professores do Departamento de Solos daquela instituição, visitam o Acre nos dias 5 e 6 deste mês. Após uma visita à Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), na tarde desta segunda-feira, 5, a comitiva foi recebida na sede da Embrapa Acre, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, onde participou de reunião com dirigentes e um grupo de pesquisadores ex-alunos da UFV.

Articulada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a visita ao Acre inclui reuniões em diversas instituições e visita a Xapuri, terra de Chico Mendes, para conhecer experiências com extrativismo sustentável. No final de março, o secretário de Meio Ambiente do Acre, Eufran Amaral, esteve em Viçosa para discutir estratégias para o fortalecimento da parceria já existente, envolvendo a interação de órgãos do governo e instituições de pesquisa e ensino com aquela universidade, especialmente com o Núcleo de Estudos de Planejamento de Uso da Terra (Neput), vinculado ao Departamento de Solos.

As inovações tecnológicas para sustentabilidade da agricultura e uso dos recursos florestais do estado foram o foco principal da apresentação síntese do trabalho da Embrapa no Acre, realizada pelo chefe geral da Unidade, Judson Valentim.

Em linhas gerais, o encontro discutiu ações iniciais para a formalização de convênio de técnica, visando à realização de pesquisas na área de agroecologia, voltadas especialmente para o desenvolvimento de produtos inseticidas à base de plantas amazônicas. A reunião também proporcionou a troca de experiência entre as duas instituições.

Segundo Costa, a parceria é uma via de mão dupla porque supre necessidades de ambas as partes e as partes se ajudam mutuamente. "Os parceiros se ajudam mutuamente para alcançar objetivos comuns. Já temos uma parceria forte com a Embrapa Nacional e estamos convictos que no Acre, também podemos somar esforços e ampliar a interação entre pesquisa e ensino", diz.

Resultados

O Neput desenvolve processos e produtos para ações de planejamento da propriedade rural, planejamento e cadastramento urbano tendo como ferramenta principal aerofotos panorâmicas e verticais com estereoscopia, além da produção de recursos didáticos para a educação ambiental. A parceria do governo do acre com a UFV tem o objetivo de ampliar a formação e treinamento de recursos humanos na área de gestão de recursos naturais, visando potencializar as ações na área de gestão ambiental.

Um dos resultados concretos da visita é o Seminário de Produção Sustentável – Acre: Avanços e Desafios, que acontece como parte da agenda de visita, com a participação dos atores dos diversos segmentos produtivos do estado. Luiz Cláudio Costa, que também atua como pesquisador na área de Mudanças Climáticas e Agriculturas, faz a conferência de abertura do evento,  abordando o tema "Mudanças climáticas e produção sustentável".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter