Instrumentador cirúrgico é lembrado no dia 6 de maio

Nesta terça-feira, 6 de maio é comemorado o Dia do Instrumentador Cirúrgico, profissão que nasceu no século XX, período de maior crescimento de cirurgias no mundo. Em Rio Branco, o Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) e o Hospital das Clínicas (HC) são exemplos de unidades públicas de saúde que atendem a população com serviços de centros cirúrgicos.

Instrumentador cirúrgico prepara a mesa de instrumentos para cirurgia (Foto: Arquivo HC)
Instrumentador cirúrgico prepara a mesa de instrumentos para cirurgia (Foto: Arquivo HC)

Instrumentação cirúrgica consiste em dar suporte ao cirurgião antes, durante e depois da cirurgia. Preparar a mesa de instrumentos cirúrgicos e esterilizá-los é uma das funções atribuídas aos instrumentadores cirúrgicos, além de auxiliar os médicos cirurgiões com os aparelhos adequados para cada procedimento.

No Brasil, é uma profissão de nível técnico. Um instrumentador cirúrgico ganha, em média nacional, R$ 1,7 mil mensais. O centro cirúrgico do HC, por exemplo, conta com 15 servidores habilitados para exercerem a profissão.

Dalva Leite atuou na profissão por seis anos. “Participei de cirurgias de ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia e neurocirurgia. Cheguei a passar seis horas dentro do centro cirúrgico. É uma profissão que exige atenção e muito capricho, mas é gratificante saber que ajudamos a salvar ou até mesmo proporcionar mais qualidade de vida a uma pessoa”, relata a servidora.