O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), por meio da direção do Centro Socioeducativo (CS) Feijó, firmou parceria com a cidade de Tarauacá na última quarta-feira, 11, e conseguiu a disponibilização de um ônibus escolar para o transporte das famílias em dias de visita. Atualmente, a maioria dos adolescentes em medida de internação é de Tarauacá.
De acordo com a diretora do CS Feijó, Francisca Cintia, é importante a parceria com o município. “O ônibus foi uma das coisas que conseguimos. Nós levamos essa responsabilidade para Tarauacá. Conscientizamos a prefeitura da importância de se fazer socioeducação”, disse.
A diretora explicou que o trabalho desenvolvido pela equipe técnica no CS Feijó está focado, no momento, no fortalecimento e na emancipação das famílias. Assim, ao término da medida socioeducativa, o adolescente encontra a família mais estruturada, evitando a reincidência.
Com a chegada da equipe técnica à unidade, o desenvolvimento dos meninos melhorou muito. A assistente social Maria Dorotéia e o psicólogo Antônio Juraci se desdobram para garantir atendimento psicossocial aos adolescentes e às famílias. “Faltava humanização. A chegada dos técnicos aproximou as famílias”, disse Francisca Cintia.
De acordo com Maria Dorotéia, essa aproximação é muito importante para a evolução do adolescente. “Eu trago a família para também assumir responsabilidades. Havia adolescente que não via a mãe fazia seis meses. Com isso, o comportamento melhorou muito.”