O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), em parceria com o Tribunal de Justiça (TJAC), o Ministério Público (MPAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), certificou nesta segunda-feira, 22, a 2ª turma do projeto Pedalando Novos Tempos, no Centro Socioeducativo Santa Juliana, em Rio Branco.
“Esse projeto envolve os jovens que estão temporariamente no ISE para que desenvolvam atividades técnicas. Saindo daqui, vocês podem ter uma profissão. Inclusive, pedalar novos tempos, como o nome do projeto diz”, enfatizou a coordenadora da Infância e Juventude do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro.
O evento encerrou o curso de aprimoramento profissional em mecânica de bicicletas, voltado para adolescentes do sistema socioeducativo do Acre. A iniciativa tem como objetivo capacitar os participantes para se tornarem profissionais qualificados, com a possibilidade de abrir suas próprias oficinas e negócios no futuro.
“Hoje estamos aqui para o encerramento de mais um propósito da socioeducação. Vocês, adolescentes, são os protagonistas de tudo o que é proposto dentro do socioeducativo acreano. Se em algum momento da vida trilharam um caminho em desacordo com a legislação, hoje vocês têm a oportunidade de reiniciar e seguir novos caminhos. Cada curso e cada aprendizado aqui dentro é para oportunizar a saída de vocês”, assinalou a promotora de Justiça especializada em Execução de Medidas Socioeducativas, Vanessa Muniz.
“Quero parabenizar os formandos e os familiares que vieram prestigiar esse momento singelo, mas de grande significação para vocês que aprenderam uma profissão que será muito útil quando saírem daqui. Quero agradecer a todos os parceiros, principalmente ao ISE, que sempre nos ajuda na execução do nosso trabalho. Essas atividades promovem um ambiente mais justo e inclusivo para todos. Isso aqui é apenas uma passagem, um lugar para vocês aprenderem e pedalarem novos caminhos”, declarou a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari.
“O curso de mecânica é o princípio do que chamamos de aprendizagem. Quero parabenizar as mães que estão aqui e acreditam em seus filhos. Com esse curso, estamos mostrando que a vida pode ser transformada. Somente a educação transforma pessoas. Desejo sucesso a todos os presentes”, afirmou a coordenadora estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Eva Evangelista.
O presidente do ISE, Mário Cesar Freitas, agradeceu a todos os parceiros pela realização de mais um curso profissionalizante e explicou que, a cada dia que passa, a execução das atividades do ISE tem sido mais pedagógica.
“É sempre uma satisfação para nós, como instituição, e para nossos servidores ver a felicidade e emoção dos familiares e dos adolescentes que estão sendo beneficiados por esses cursos. Este foi mais um curso e uma oportunidade oferecida a vocês. Na adolescência, todos erramos, mas todo dia é uma nova oportunidade de mudar e trilhar um novo capítulo na história. Para isso, é preciso determinação, disciplina, esforço e trabalho. O ISE procura, a cada dia, trazer essas oportunidades junto com as instituições parceiras”, completou o presidente do ISE.
“Estou muito feliz de ter participado desse curso, que servirá para melhorar nossas vidas. O ISE nos ensina a traçar um novo caminho, de mudanças. Com esse certificado em mãos, quando estiver lá fora, terei um emprego de forma mais fácil e, quem sabe, vou montar minha própria oficina. Obrigado a todos que contribuíram para minha formação e para escrever um novo destino”, afirmou o socioeducando E.M.