Prevenção

Instituto Socioeducativo do Acre adere ao Novembro Azul

Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina (Foto: Josemir Melo)

Em alusão a campanha Novembro Azul, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) promoveu ao longo desta semana diversas ações educativas sobre a prevenção  do câncer de próstata e os cuidados da saúde masculina.

Na última quarta-feira, 29, o Centro Socioeducativo Acre, localizado no bairro Apolônio Sales, estava decorado especialmente para acolher os servidores, os socioeducandos e seus familiares para atividades do Novembro Azul. Foram promovidas palestras e apresentação de teatros, abordando temas como a detecção precoce do câncer de próstata e as doenças relacionadas à glândula.

Palestras foram ministradas por uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde do município de Rio Branco (Foto: Josemir Melo)

“Nosso maior patrimônio são os servidores do ISE. Tudo o que for possível fazer para promover a saúde e o bem estar dos servidores a gente estará trazendo. Também temos o objetivo de reaproximar os adolescentes de seus familiares, e essa tem sido uma maneira exitosa que encontramos”, disse o diretor do ISE, Rafael Almeida.

Adilson Dantas, diretor da unidade Acre, enfatiza que as atividades alusivas à campanha tiveram início na segunda-feira, 27, e já alcançaram mais de 150 pessoas. “A gente sempre busca fazer atividades envolvendo os familiares dos adolescentes, pois isso é muito importante no processo de ressocialização destes jovens.

Edmilson Santos, pai do socioeducando M.S.P., disse que aprendeu muito com as palestras e que a partir de agora terá uma atenção mais efetiva com sua saúde. “Aqui eu aprendi e me senti muito melhor ao saber que todos do ISE se preocupam e cuidam da saúde do meu filho”, ressaltou.