Instituto Socioeducativo contribui na formação escolar dos adolescentes em conflito com a lei

Grande parte da população sabe que, para ter um bom futuro, emprego e estabilidade econômica, o principal meio de conquista é o estudo. Para isso é preciso bem mais que oportunidade, deve existir também força de vontade.

Nesta quarta-feira, 31, dois adolescentes que concluíram recentemente as medidas socioeducativas alcançaram mais uma etapa da vida: a formação no Programa Especial do Ensino Médio (Peem).

Mais de 800 estudantes receberam os certificados do Peem (Foto: Assessoria ISE)

Mais de 800 estudantes receberam os certificados do Peem (Foto: Assessoria ISE)

Eles estão entre os mais de 800 estudantes que receberam os certificados de conclusão por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), através do PEEM, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Álvaro Dantas, em Rio Branco.

Os dois jovens, hoje já maiores de idade, iniciaram os estudos dentro dos centros socioeducativos e sabem do desafio de manter foco e não desistir da escola quando se está privado de liberdade.

“Não vou dizer que é tudo, porque ainda tem muita coisa pela frente, mas isso aqui já é um começo. Agora o próximo passo é ir para a faculdade de Direito”, declara um dos jovens.

Durante a solenidade, o representante da Fundação Roberto Marinho, Ricardo Pontes, surpreendeu-se com o trabalho desenvolvido dentro dos centros. “A gente já teve experiências em presídios. Em Belo Horizonte [MG], temos alunos como esses daqui, adolescentes em conflito com a lei, que estudam dentro de unidades, com resultados excelentes. Então vir aqui depois de um ano e ver essa vitória, ver esses alunos podendo receber os seus certificados de conclusão é uma alegria enorme”, declara.

A coordenadora-geral do Peem, Francisca Reis, também comemora o sucesso do ensino das unidades socioeducativas. “O objetivo do programa é esse: levar conhecimento a todos que precisam. E garanto que o ensino do Peem é tão eficaz quanto o de uma escola normal. Os jovens que se formam hoje estão preparados para ingressar em uma faculdade”, afirma.

O presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, parabeniza a atuação dos profissionais da educação, em especial os professores do Peem, por mais essa vitória das medidas. “Esse trabalho é um destaque na socioeducação. E o maior resultado disso nós podemos ver hoje, com esses dois jovens que apostaram na formação e que com certeza projetam um futuro digno para suas vidas a partir do que aprenderam”, declarou.

E a gratidão é facilmente encontrada nas palavras deles: “Hoje eu agradeço a todos os envolvidos no trabalho socioeducativo que me ajudaram a vencer”, diz um dos formandos, sorrindo ao olhar para o certificado em suas mãos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter