Instituto Socioeducativo certifica 24 alunos do curso de frentista

O mercado de trabalho a cada dia se torna mais competitivo e exigente na capacitação dos profissionais. Desta forma, o Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizou, na manhã desta terça-feira, 17, a certificação de 24 adolescentes do Curso Profissionalizante de Frentista.

Na presença dos familiares, os internos receberam o certificado de 40 horas. A capacitação teve como objetivo trazer aos alunos a perspectiva de um futuro longe do mundo do crime. Além das atividades práticas do exercício da profissão, os participantes receberam instruções teóricas com abordagem nos princípios de ética e o respeito mútuo.

Os adolescentes receberam certificado de 40 horas, disponibilizado pelo Senac Foto: Elenilson Oliveira

O presidente do ISE, Rogério Silva, destacou que o trabalho da instituição é resgatar os adolescentes criando neles nova perspectiva de vida. “Nossos internos participam diariamente de atividades socioeducativas, com aulas no ensino regular, que além dos conhecimentos exigidos pela base curricular, também trabalham princípios que foram esquecidos durante o percurso de vida deles até aqui”, disse.

Para um dos adolescentes, que terá a identidade preservada, o curso abriu a possibilidade de novos horizontes. “Frentista é uma profissão bastante interessante, tendo em vista que ganha bem e trabalha apenas 6 horas por dia. Esse é um curso profissionalizante e, assim que eu sair daqui, pretendo arrumar um emprego”, afirmou.

Órgão parceiro e fiscalizador do Sistema Socioeducativo, o Ministério Público auxiliou na garantia da oferta do curso aos internos. De acordo com o promotor de justiça, Francisco Maia, a instituição prima pela garantia dos direitos da criança e do adolescente. “Um dos direitos mais importantes é justamente a educação, e a profissionalização faz parte desse contexto”, ressaltou.

Ele ainda frisou que o envolvimento da família, da sociedade e do poder público na geração de oportunidades para os adolescentes do Sistema Socioeducativo auxilia para que eles não estejam em situação de risco, ou em conflito com a lei, nem tampouco sejam cooptados pelas organizações criminosas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter