Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Móveis é inaugurado no Acre

O Instituto pretende se tornar referência na região Nortec(Foto: Val Fernandes/Secom)
Instituto pretende se tornar referência na Região Norte (Foto: Val Fernandes/Secom)

Com a missão de contribuir para a promoção, a transferência de tecnologia, a inovação, a competitividade e a sustentabilidade das indústrias dos setores madeireiro e moveleiro da Região Amazônica, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 29, o Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Móveis Carlos Takashi Sasai, localizado no setor industrial de Rio Branco.

Bastante prestigiada, a solenidade contou com a presença da vice-governadora do Estado, Nazareth Araújo, da primeira-dama Marlúcia Cândida, de empresários, políticos e familiares do homenageado, o empresário Carlos Sasai.

Nazareth Araújo destacou que a iniciativa representa melhoria na oferta de tecnologia aos setores madeireiro e moveleiro do Acre. Segundo ela, essa iniciativa vem ao encontro do que vem sendo trabalhado pelo governador Tião Viana visando dar visibilidade e ampliação aos setores produtivos do estado.

“Esse instituto vai além da formação de mão de obra. Ele oferece laboratório para que o produto seja desenvolvido, respeitando o programa de desenvolvimento sustentável que é a nossa matriz de desenvolvimento.

O que se demonstra aqui é que é possível aliar a preservação e conservação do meio ambiente com a garantia da boa utilização desses recursos, oportunizando qualidade e melhoria de vida para nossa população”, disse Nazareth Araújo.

José Adriano Ribeiro, presidente do Sistema Fieac e do Conselho Regional do Senai, frisou que a instituição tem como foco principal o atendimento às indústrias madeireiras e moveleiras da região de abrangência da floresta amazônica, que têm como principal matéria-prima a madeira tropical maciça de manejo florestal sustentável de florestas nativas.

“O instituto busca ser referência em soluções tecnológicas para atendimento a esse importante setor da economia. Seu maior diferencial é a infraestrutura com laboratório para ensaio de mobiliário, único na Região Norte do país”, contou Ribeiro.

A primeira-dama Marlúcia Cândida falou de sua alegria em participar do evento: “O instituto vem somar com as políticas públicas sustentáveis que estão sendo desenvolvidas no Acre há 20 anos. O que vemos aqui hoje são as tecnologias sendo aplicadas para gerar possibilidade para as gerações futuras, agregando valor, conhecimento e preservação da floresta”, frisou.

Foram investidos recursos da ordem de R$ 6 milhões. Entre os serviços que o instituto irá oferecer constam cursos de educação profissional – com os Cursos de Técnico em Edificações, em Marcenaria, em Design e Segurança do Trabalho, além de cursos de formação inicial e continuada em todas as áreas de atendimento da unidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter