Instituto Penitenciário investe em ressocialização cidadã no interior

 

Atividades foram realizadas na última quinta-feira, 10, em Cruzeiro do Sul (Foto: Divulgação Iapen)
Atividades foram realizadas na última quinta-feira, 10, em Cruzeiro do Sul (Foto: Divulgação Iapen)

O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), desenvolve um ciclo de palestras destinadas aos reeducandos do Sistema Prisional do Estado. As apresentações têm por objetivo fortalecer a ressocialização de internos do regime fechado. Na última quinta-feira, 10, foi ministrada mais uma conferência na unidade penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, com o tema conflito familiar.

A atividade tem sido realizada pela coordenação técnica, com o apoio da coordenação de segurança da unidade. A ação do Iapen conta com a importante participação do Ministério Público Estadual (MPE) e tem por objetivo promover uma ressocialização harmônica do reeducando, bem como resgatar a cidadania do encarcerado.

O projeto ofertará mensalmente palestras aos internos do regime fechado. Cada ação compreende o envolvimento de 20 reeducandos, em forma de rodízio, para que sejam multiplicadores.

“Nossa proposta é aproximar também o familiar do encarcerado, para evitar que laços afetivos, desgastados por circunstâncias de reclusão não se deteriorem ainda mais e, assim, possamos ter uma ressocialização plena”, observa o presidente do Iapen, Martin Hessel.

Oportunidade

Ainda segundo o diretor do instituto, o Estado está disponibilizando para os internos da unidade penitenciária Moacir Prado, em Tarauacá, três cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

O curso se inicia no próximo dia 28. Estão aptos a participar do curso internos cujos processos já foram transitados e julgados e que possuem bom comportamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter