Instituto Nacional de Traumatologia vem ao Acre para revisão e implantação de prótese de quadril

Na última quarta feira, 6, a equipe do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) realizou o agendamento dos pacientes que estão na fila de espera para implantação ou revisão de prótese de quadril (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)
Na última quarta feira, 6, a equipe do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) realizou o agendamento dos pacientes que estão na fila de espera para implantação ou revisão de prótese de quadril (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Na última quarta feira, 6, a equipe do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) realizou o agendamento dos pacientes que estão na fila de espera para implantação ou revisão de prótese de quadril (Fotos: Marcelo Torres/Sesacre)

Na última quarta feira, 6, a equipe do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) realizou o agendamento dos pacientes que estão na fila de espera para implantação ou revisão de prótese de quadril. O agendamento é para que essas pessoas possam ser atendidas no próximo dia 12, a partir das 10 horas, no Hospital das Clínicas (HC) pela equipe do Instituto Nacional de Traumatologia (Into), que irá avaliar o grau de complexidade de cada paciente para saber se há condições de fazer a cirurgia sem o deslocamento para outro Estado.

A gerente de assistência à saúde do TFD, Mariane Castro, explica que a ação é denominada Projeto Suporte, que visa minimizar os transtornos causados pelo deslocamento do paciente até outro Estado, além de diminuir o tempo de espera para que essas pessoas sejam atendidas. “O governo do Estado busca de forma humanizada atender essas pessoas que estão há muito tempo esperando na fila. Com isso foram agendadas mais de 40 pessoas para serem avaliadas pela equipe do Into”, diz.

Segundo o aposentado Sebastião Antunes, 68, depois de um acidente, há 13 anos, no qual fraturou a bacia, ele passou por um processo cirúrgico e recebeu uma prótese na região em que quebrou o osso. “Há cerca de dois anos sinto fortes dores na região em que recebi o implante. Já foi diagnosticado que tenho que substituir essa prótese. Agora, com essa convocação do TFD, estou bastante ansioso, pois quando passar pela junta médica espero realizar a cirurgia aqui mesmo”, disse. Os pacientes do TFD são convocados por meio de uma lista de dados cadastrais. A prioridade é para quem está há mais tempo na lista de espera para ser atendido.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter