Instituto Dom Moacyr realiza formação do Pronatec em Capixaba e Manoel Urbano

Formandos dos cursos de Pintor e Roçador em Manoel Urbano (Foto: Assessoria IDM)

Formandos dos cursos de Pintor e Roçador em Manoel Urbano (Foto: Assessoria IDM)

Nos dias 21 e 22 de janeiro, o Instituto Dom Moacyr realizou em Capixaba e Manoel Urbano, o encerramento dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para 96 concluintes dos cursos de corte e costura, salgadeiro, pintor e roçador.

A formação do Pronatec é uma ação do governo federal, que o governo do Estado do Acre executa por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), e com apoio das prefeituras locais.

Com a formação, o governo do Acre tem o objetivo profissionalizar o cidadão acreano para inseri-lo ao mercado de trabalho, com o incentivo na criação de pequenos negócios, tornando-o participante do meio socioprodutivo da comunidade em que vive.

O Pronatec é executado pelo IDM desde julho de 2012, contempla os 22 municípios do Acre e tem hoje 7 mil inscritos, para 2013 irá ofertar 20 mil novas vagas em todo o estado. Os cursos são destinados aos beneficiários dos programas federais de transferência de renda e para alunos da rede pública de ensino.

Glacimar Alves, coordenadora do Centro de Educação Profissional Campos Pereira, que é um dos certificadores dos cursos, prestigiou os eventos e parabenizou os formandos, desejou sucesso em seus novos empreendimentos.

Mara Lima, coordenadora do Pronatec pelo IDM, agradeceu o empenho dos educandos em prosseguir nos estudos, enfatizando a satisfação do governo do Estado e o IDM em oferecer uma formação para o cidadão desenvolver atividades produtivas em suas comunidades.

O diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Marco Brandão, destaca a relevância do oferecimento da formação, e relata que é uma oportunidade que está sendo bem aceita pela comunidade acreana, e tem possibilitado maior interação entre o meio produtivo e o comércio local, com a geração de emprego e renda.

Charlene Paiva, 31 anos, formanda do curso de Pintor em Manoel Urbano declara: “Achei o curso ótimo, e vou atuar na área, já vou praticar pintando as casas de familiares e amigos, que já estão até comprando material, e já vou aguardar as propostas de trabalho. Não deixei passar a oportunidade e hoje aproveito para agradecer ao governador Tião Viana pelos cursos oferecidos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter