Na última sexta-feira, 1º, o Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou em Xapuri, na Escola Pública Estadual Divina Providência, uma feira com práticas beneficentes realizadas pelos educandos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), dos cursos de asssistente de cabeleireiro, manutenção de computadores, salgadeiro, manicure e bordado à mão.
Os cursos são ofertados nos 22 municípios do Acre, em Xapuri estão sendo beneficiados 110 educandos. Como atividade prática dos cursos está ocorrendo a prestação de serviços gratuitos à população. Em Xapuri, os educandos de Assistente de cabelereiro e manicure executaram os serviços de hidratação, coloração, escova e corte, manicure e pedicure, e os de manutenção de computadores realizaram assistência técnica em equipamentos de informática.
O Pronatec é uma ação do governo federal e governo do Acre, executada pelo IDM em parceria com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Educação e Esportes (SEE), e Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e prefeituras locais.
Para Pablo Santana, 18, educando do curso de manutenção de computadores, “o curso foi fundamental para abrir portas no mercado de trabalho, aqui em Xapuri, por não ter profissionais suficientes, vai haver muito trabalho. Pretendo montar uma Lan House, e prestar serviços de assistência e manutenção de computadores. Agradeço ao governo do Estado pela oportunidade, realmente muita gente está se beneficiando, e posso dizer que hoje tenho uma profissão”, disse.
O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, destaca, “executar os cursos em todo o Estado tem sido um grande desafio para o governo do Acre, que tem sido feito por meio de políticas públicas que visam fortalecer a produção e o comércio local, beneficiando cada vez mais nossas comunidades”.