Na última terça, 20, ocorreu em Xapuri a aula inaugural dos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são de formação inicial e continuada, com a duração média de dois meses. O Instituto Dom Moacyr (IDM) é o executor dos cursos, numa ação do governo do Estado em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).
As aulas ocorrerão no Núcleo de Educação profissional de Xapuri, que é vinculado à Escola da Floresta Roberval Cardoso. Entre os cursos oferecidos, estão os de Montagem e Manutenção de Computadores, Cabeleireiro Assistente, Manicure, Pedicure e Unhas Artísticas, Eletricista e Instalador Predial de Baixa Tensão, Artesão em Bordado à mão, Salgadeiro, Identificador Florestal, Marceneiro e Agricultor Orgânico. Para as 365 vagas disponíveis para Xapuri, já havia 140 preenchidas, completando a meta de um total de 7.000 (sete mil) inscritos em todo o Estado até o final do semestre.
Na ocasião, o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, aproveitou para realizar uma visita técnica ao núcleo de Educação Profissional para verificação dos espaços de aprendizagem e das condições de funcionamento, em busca de novas estruturas que possam comportar a oferta.
“Faz tempo que tenho vontade de fazer esse curso, e a oportunidade chegou, agora não vou desperdiçar. Espero me profissionalizar para, numa oportunidade, trabalhar na área. Agradeço a Deus, e ao governo do Estado por ofertar o curso”, diz Thiago dos Santos Albuquerque, inscrito no curso Técnico em Eletricista.
“Já atuo na área de lanches e quero melhorar o meu serviço para atender com mais qualidade a clientela de Xapuri”, disse Cliciane Alves Anchieta, inscrita no curso de Salgadeiro.
Para Marco Brandão, o Pronatec é um programa impactante na qualificação profissional, que visa elevar o nível de escolarização, preparando pessoas para o mundo do trabalho. Todo o cidadão acreano merece ser tratado com o devido respeito, e o governo está oferecendo oportunidades para que as pessoas tenham acesso à inclusão profissional em todo o Estado do Acre.
Estiveram presentes no evento o prefeito de Xapuri, Francisco Ubiraci Vasconcelos, a representante do núcleo de Educação do Estado, Zilá Carvalho, o secretário Municipal de Educação, João Ribeiro de Freitas, e o representante da Secretaria de Pequenos Negócios, Renato Farias.