Desde julho de 2012, o Instituto Dom Moacyr (IDM) tem executado os cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) nos 22 municípios do Estado do Acre. Os cursos são oferecidos em diferentes áreas técnicas de nível médio e de curta duração aos beneficiários dos programas de transferência de renda.
O Pronatec é uma ação do governo federal e governo do Acre, executada pelo IDM em parceria com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e prefeituras locais.
Os cursos têm rendido bons frutos à comunidade acreana e causado grandes impactos sociais. Como exemplo, pode-se citar a construção de uma cantina na Escola Municipal de Ensino Infantil Reino Encantado, resultado da prática do curso de Pedreiro em Alvenaria, em Capixaba. As edificações têm o acompanhamento das prefeituras e as orientações dos engenheiros dos municípios.
Os educandos do curso de Pedreiro de Rio Branco realizarão, no início de abril de 2013, a construção de duas novas cozinhas – uma para a Associação Beneficente Caminho de Luz e a outra para a Casa de Recuperação Gileade. Ambas desenvolvem atividades de recuperação para dependentes químicos.
Como desdobramento do curso de Corte e Costura, as roupas produzidas serão doadas a entidades carentes, a exemplo do que ocorreu no Parque dos Buritis, com a entrega de 70 quimonos a jovens esportistas do projeto Juventude na Comunidade.
Os educandos dos cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador e Instalador Predial, Mecânico de Manutenção de Refrigeração e Climatização Hidráulica realizaram a manutenção nos aparelhos de ar-condicionado e nas redes elétrica e hidráulica de escolas públicas de Rio Branco.
Em Manoel Urbano, a manutenção elétrica foi realizada nas escolas públicas, e no Bujari houve visitas técnicas preventivas nas instalações em estabelecimentos públicos e privados, além de intervenções e reparos gratuitos em diversos domicílios da comunidade.
Em Porto Acre, Senador Guiomard, Manoel Urbano, Capixaba e Bujari, as atividades práticas dos cursos de Roçador e de Pintor Predial consistiram em realizar a roçagem e a pintura nas escolas e espaços públicos.
No curso de Cabeleireiro, as práticas de corte são realizadas em diversas escolas públicas, e as áreas de Manicure e Colorimetria estão prestando serviços às comunidades da Vila do V e nos bairros Jorge Lavocat, Belo Jardim, Tancredo Neves, Recanto dos Buritis e Parque Chico Mendes.
A partir do curso de Horticultura, ocorreu a construção de hortas comunitárias no ramal dos Polos Agroflorestais em Brasileia e Epitaciolândia. As hortas serviram como fonte de aprendizado aos educandos, e hoje beneficiam suas famílias.
Os integrantes do curso de Montagem e Manutenção de Computadores efetuaram assistência técnica nos equipamentos de informática das instituições públicas de Rio Branco e do interior.
Para Marco Brandão, diretor-presidente do IDM, a missão de promover a cidadania a homens e mulheres por meio da qualificação profissional e da inclusão socioprodutiva tem sido a mais marcante característica do governo do Acre.