Instituto Dom Moacyr promove aula inaugural de cursos do Pronatec no Juruá

A aula inaugural foi ministrada para 14 turmas (Foto: Onofre Brito)

O Instituto Dom Moacyr (IDM) promoveu, na terça-feira, 1, em Cruzeiro do Sul, no Teatro dos Náuas, a aula inaugural dos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para 14 turmas, 12 de Cruzeiro do Sul, uma de Rodrigues Alves e uma de Mâncio Lima.

Rita Paro, diretora-presidente do IDM, destacou a importância da qualificação profissional para o ingresso dos profissionais no mercado de trabalho: “São mais de 340 jovens que estão recebendo formação”.

A coordenadora-geral do Pronatec, Mara Lima, diz-se uma entusiasta do cursos técnicos, porque vê neles uma oportunidade de muita valia para a vida dos jovens, já que hoje muitos vão para “o caminho errado”. E resumiu: “A proposta é trazer os jovens para o melhor lado da vida com educação e profissionalização”.

Raimundo Evilásio dos Santos, coordenador-geral do Centro de Formação e Tecnologias da Floresta (Ceflora), acredita que a nova etapa será um sucesso: “A carga horária varia de 1.200 a 1.800 horas. Os alunos e a nossa equipe estão muito animados”.

“Optei pelo curso técnico de enfermagem porque quero seguir a Medicina, que é na mesma área. Nós, jovens, somos o futuro e podemos mudar o Brasil com a educação”, destacou a educanda Safira Oliveira.

Os cursos técnicos ofertados são: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Aquicultura, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Cuidado de Idosos, Técnico em Imobilizações Ortopédicas, Técnico em Órteses e Próteses, Técnico em Vigilância de Saúde, Técnico em Gerência de Saúde e Técnico em Enfermagem.