Nesta quarta, 17, o Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio do Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira, promoveu uma palestra sobre sustentabilidade, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Rio Branco. A palestra foi destinada a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e também à população adulta interessada na temática.
O objetivo da palestra foi conscientizar os alunos sobre sua responsabilidade social e com o meio ambiente, alertando-os para as pequenas atitudes do dia a dia que podem fazer a diferença. A palestra, ministrada por Gitana Araújo, focou em demostrar que não são apenas atitudes diretas ligadas à preservação de matas e rios que devem ser sustentáveis. Deve-se fazer uso sustentável de todos os recursos: roupas, sapatos, alimentos, energia, tecnologia e outros.
Para Gitana, não adianta ter um “discurso bonito” e não mudar o modo de fazer as coisas em casa e no bairro: “Não é fácil se desligar dos costumes errados, mas é preciso. Se não, no futuro nosso ambiente estará tão degradados que não terá mais jeito. Portanto, atos simples como doar as roupas que não se usam mais, jogar o lixo no lixo ou apagar as luzes ao sair dos ambientes fazem toda a diferença”, disse.
Altina Serra participou da palestra e achou o tema muito instigante. “Ao ouvir a palestra fiquei aqui pensando em alternativas para resolver o problema do lixo em minha comunidade. Moro no bairro Irineu Serra e lá é muito comum as pessoas jogarem sacolas plásticas próximo ao ponto de ônibus. Isso está entupindo os bueiros, fica horrível. Pensei que podemos fazer uma reunião na escola com os alunos e pais para resolver esse problema. A palestra foi muito boa, me deu ideias”, contou.
Ainda nesta quarta, 17, o IDM realiza uma oficina de sustentabilidade, às 14h30, para alunos de escolas públicas previamente inscritos, com o objetivo de que essas atividades práticas instiguem a criatividade e vontade de mudar.