Nesta terça-feira, 27, o Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou, em Epitaciolândia e Brasileia, a aula inaugural para jovens e adultos inscritos nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com 500 vagas ofertadas.
O programa tem a meta de alcançar sete mil cursistas até o fim do semestre, nos 22 municípios do Estado do Acre. Participaram das solenidades autoridades locais e seus representantes.
O Pronatec está ampliando a oferta de Educação Profissional e Tecnológica em todo o território nacional. No Acre, está expandindo e interiorizando os cursos de formação técnica de nível médio e de formação inicial e continuada, destinados aos estudantes do ensino público, e a Bolsa Formação Trabalhador, destinada aos beneficiários dos programas federais de transferência de renda.
O Pronatec é uma ação do governo federal e do Estado do Acre, executada pelo IDM, em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte (SEE), Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) e Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).
Kaciely Martins de Morais, aluna do curso de corte e costura em Epitaciolândia, relatou sua experiência com a iniciativa: “O curso é ótimo, tenho aprendido muito e posso ajudar no sustento da casa, trabalhando no que gosto. Com o incentivo que vamos receber, como a máquina de costura, pretendo abrir um ateliê”, disse.
José Dias, educando do curso de pedreiro em Epitaciolândia, disse: “Agradeço ao governo do Estado pelo oferecimento do curso. Sei que é importante aprender novas técnicas para me aperfeiçoar, melhorar o trabalho e oferecer qualidade e garantia para a comunidade.”
O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, deu as boas-vindas às novas turmas e desejou sucesso a todos. Pediu empenho para aproveitar as atividades dos cursos e enfatizou que a ação possibilitará a inserção no mercado de trabalho, capacitando os participantes a constituir sua própria renda e ajudar no processo de mudança em suas comunidades.