Instituto Dom Moacyr oferta curso de camareira

O Instituto Dom Moacyr (IDM) está ofertando o curso de camareira para o setor hoteleiro com o objetivo de proporcionar a formação de jovens e adultos para atuar diretamente com o turista. Participam dos cursos os estudantes de escolas públicas do Ensino Médio e os inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal numa ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Cursistas de camareira em atividade prática (Foto: Tamara Smoly)

Cursistas de camareira em atividade prática (Foto: Tamara Smoly)

Recentemente, empresas de âmbito nacional e internacional têm investido no setor hoteleiro do Acre. Atualmente, estão sendo construídos cinco novos empreendimentos de grande porte e o governo tem se preocupado em investir na formação de profissionais para esse ramo.

O camareiro pode atuar em hotéis, motéis, resorts e pousadas. A remuneração se constitui em salário, comissão e gratificações ou conforme acordo estipulado, com uma jornada de trabalho de 8 horas diárias. O curso de camareira é uma das ações do Centro de Educação Profissional e Tecnológico de Gastronomia e Hospitalidade que está em fase de implantação, a sua certificação está sendo realizada pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica Campos Pereira. Dentre os cursos executados, e em andamento, estão os de guia de turismo, garçon, salgadeiro, churrasqueiro e padeiro confeiteiro, que já foram ofertados em 10 municípios do estado.

As atividades do curso de camareira estão sendo ministradas pelas turismólogas Vera Lúcia e Gitana Araújo, na rede hoteleira de Rio Branco, com a parceria do Hotel Loureiro, que gentilmente cedeu seus espaços para a prática.

O IDM trabalha para ampliar a oferta de vagas na educação profissional no estado: os cursos são executados em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Pequenos Negócios e Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis.

Inês Maria, 39 anos, casada, mãe de 3 filhos e moradora do bairro São Francisco, relatou que o curso é excelente, e afirma: “a expectativa para o mercado é muito boa, já recebi propostas para trabalhar em um hotel e tem uma cooperativa interessada em contratar todas as cursistas, só estou aguardando o certificado para começar a trabalhar. Aproveito para agradecer o governo do Estado pela oportunidade de capacitação profissional”.

Para o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, “a importância do investimento na formação de profissionais em hospedagem e gastronomia é fundamental. À medida que a economia do Estado está crescendo existe a necessidade de profissionais melhor qualificados para fortalecer a geração de emprego e renda”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter