Nos dias 26 a 29 de novembro, o Instituto Dom Moacyr oferta o sexto módulo do curso de Design de Móveis a jovens com experiência ou vínculo no ramo do mobiliário e do design. Esse módulo terá como ênfase o acompanhamento da prototipagem de móveis, desenho da marca e elaboração do Plano de Comunicação das Linhas de Produtos desenvolvidas para o setor moveleiro do Acre, e está sob a mediação dos designers italianos do Politécnico de Milão Emmnuel Gallina e Eugênia Chiara.
O curso teve início em julho desse ano, e o seu término está previsto para dezembro de 2012. Em fevereiro de 2013 ocorrerá a apresentação dos resultados produzidos. O seu objetivo é fortalecer a identidade regional, incrementar negócios, agregar valor comercial à indústria acreana e gerar oferta de mão de obra qualificada. O curso está sendo coordenado por Elisangela Rocha.
Essa é uma ação do governo do Estado em parceria com a Escola Politécnica de Milão, e apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae), em parceria com o sistema de Federação das indústrias do Acre (Fieac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Secretaria de Pequenos negócios (SPN), Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sociais (Sedens).
“Esse é o primeiro grupo de designers de móveis do acre, temos o desafio de criar algo original, precisamos de paciência, curiosidade e pesquisa para achar soluções práticas. Precisamos juntar todos os talentos para realizar um trabalho belíssimo”, afirmou Eugênia Chiara.
De acordo com o educando Leandro de Santana Rocha o curso está ótimo. “Tenho aprendido muito com esse curso e aprimorado as minhas técnicas, sou filho de marceneiro, e já atuo na área, estávamos acostumados a trabalhar de forma artesanal e agora estamos conhecendo designers diferenciados e modernos para incrementar a nossa produção. Hoje agradeço ao governo do Estado que está olhando por nós, já que antes estávamos à própria sorte”.
Para o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr Marco Brandão a importância do curso é o valor agregado aos produtos que ganham a identidade Acre, em que os educandos passam a ter consciência designer, além do ganho que as empresas do setor terão a partir da qualificação desses jovens, que levará a produção de objetos competitivos e de alto valor agregado para o mercado nacional e internacional.
“Nós fazíamos projetos imobiliários com o que já sabíamos, e a partir do curso aprendemos a criar um novo conceito imobiliário com identidade regional, e os nossos catálogos de produtos serão atualizados com o trabalho dos móveis de produção, possibilitando apresentar a sociedade algo inovador e diferenciado”, completa Uyara Diniz de Almeida, educanda do curso de Design.