Instituto Dom Moacyr forma 80 auxiliares de cozinha


Na solenidade, 80 novos profissionais foram certificados (Foto: Assessoria IDM)

Na solenidade, 80 novos profissionais foram certificados (Foto: Assessoria IDM)

Ocorreu nesta segunda-feira, 7, a solenidade de formatura das primeiras turmas do curso Auxiliar de Cozinha do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), pela escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Nesta etapa foram capacitados 80 profissionais, que concluíram o curso após aulas teóricas e práticas.

O Pronatec é uma ação do governo federal e do Estado do Acre, executado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).

O evento foi prestigiado pelo diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, o secretário de Pequenos Negócios, José Carlos Reis, e a coordenadora da Escola de Saúde, Anna Lúcia Abreu.

Os cursos consistem na formação técnica de nível médio e formação inicial e continuada aos estudantes do ensino público e Bolsa Formação Trabalhador, que são beneficiários dos programas federais de transferência de renda, com inscrição no Cadúnico.

O Pronatec abrange os 22 municípios do Estado do Acre, e para 2013 estão previstas cerca de 20 mil novas vagas. O objetivo do governo do Estado é profissionalizar o cidadão acreano para acesso à produção e ao mercado de trabalho, com a criação de pequenos negócios para a geração de emprego e renda.

Para a educanda do curso de auxiliar de cozinha Taynara de Lima, o curso foi excelente. “Nós moramos em um centro de recuperação que abriga pessoas com dependência química. Ali meu esposo se recuperou e fez o curso de roçador. Hoje ele já trabalha com o equipamento fornecido pela SEPN. Agora é a minha vez de me profissionalizar para ajudar na renda de casa. Temos uma filha e quero o melhor pra ela”, disse.

Segundo Marco Brandão, essa ação é um compromisso sintonizado entre empreendimento e educação, uma política de desenvolvimento humano que prevê tanto o crescimento intelectual quanto o econômico. “Nós queremos um Acre melhor, e juntos podemos fazer a diferença.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter