Nesta sexta, 23, o Instituto Dom Moacyr (IDM) encerra o ciclo de formaturas da Rede de Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), que ofertou, este ano, educação profissional e tecnológica a distância a 210 jovens e adultos. Os cursos técnicos oferecidos foram Administração e Serviços Públicos, que ocorreram em Sena Madureira, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia, Manoel Urbano e Porto Acre.
A rede de educação tecnológica tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, público e gratuito, em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e municípios. Os recursos são provenientes da pactuação do governo federal com o governo do Acre.
O objetivo dos cursos do e-Tec Brasil é de oportunizar jovens e adultos trabalhadores em regiões de difícil acesso para a inserção no mundo do trabalho, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do Estado.
“A formação nos proporcionou a capacitação para o trabalho. Foi um sonho realizado em nossas vidas, e hoje estamos colhendo frutos, como a promoção de cargos, estágios supervisionados remunerados e outras oportunidades que sabemos que surgirão. Saímos do e-Tec Brasil sabendo o que é trabalhar para a sociedade, com ética e compromisso”, diz Adriano Azevedo de Araújo, educando do curso Técnico em Serviço Público de Brasileia.
Segundo o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, trata-se da primeira qualificação profissional de suma importância socioprodutiva, associada ao uso de novas tecnologias, com o profissional sintonizado no mundo contemporâneo, atuando na sua localidade ou em qualquer lugar de forma global, integrando-se como sujeito a esse novo mundo.
Essa é uma ação que o governo do Estado realiza por meio do IDM, com o apoio do governo federal, Ministério da Educação e Cultura e Secretaria de Educação e Esporte do Acre.