Nesta terça, 9, o Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou o encerramento do curso de camareira. O governo do Acre tem investido em qualificação profissional na área de Hotelaria e Turismo desde a abertura da estrada do Pacífico. Hoje, estão sendo instaladas 5 novas redes nacionais de hotelaria de grande porte no Estado. A preparação de novos profissionais visa atender a solicitação dos novos empresários que estão em busca de mão de obra qualificada, e ainda não há profissionais suficientes para atender a demanda.
O Acre está crescendo, e a movimentação na área de turismo possibilita a expansão do terceiro setor. Há a necessidade de sairmos do amadorismo, em que antes era possível as famílias por si só administrassem seus negócios, hoje há a necessidade de um número expressivo de profissionais qualificados.
O cursos são gratuitos, e podem participar os estudantes de escolas públicas do Ensino Médio e os inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. O interessados devem procurar os Centros de Referência a Assistência Social (Cras) para efetivarem suas inscrições.
As atividades do curso de camareira foram ministradas pelas turismólogas Vera Lúcia e Gitana Araújo. Turismo e Hotelaria são uma cadeia produtiva, que abrangem diferentes formações, tais como: camareira, guia turístico, organizador de eventos, recepcionista, cozinheiro, garçom, agente de informações turísticas, dentre outras.
A oferta dos cursos é uma ação dos governos federal e do Acre, com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Pequenos Negócios e Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis.
Julianete Oliveira, cursista de camareira disse que o curso foi ótimo, “ele me abriu muitas portas, eu que estava desempregada, hoje analiso propostas de trabalho nessa área de formação. O melhor foi aprender uma profissão que não conhecia, e hoje me apaixonei pela hotelaria”.
Segundo o diretor-presidente do IDM Marco Brandão, o diferencial do povo acreano é a hospitalidade, e isso é relatado pelos que aqui chegam, e se encantam pela acolhida e gastronomia acreana. “O governo do Acre tem sido incansável no incentivo à profissionalização como forma de inserir as famílias no meio socioprodutivo, possibilitando o acesso aos que necessitam de qualificação profissional”, disse.