Instituto Dom Moacyr encerra curso de Alimentação Escolar com feira de Alimentos

Nesta quinta, 7, a Escola Maria Moreira da Rocha (ETSMMR), um dos Centros de Educação Profissional do Instituto Dom Moacyr realizou o encerramento do curso do programa Profuncionário que visa a formação em nível técnico de funcionários de escolas em efetivo exercício. Concluíram o curso Técnico em Alimentação Escolar 18 profissionais de escolas públicas municipais e estaduais de Rio Branco.

 

Turma de Técnicos em Alimentação Escolar (Foto Tamara Smoly).JPG	Turma de Técnicos em Alimentação Escolar (Foto: Tamara Smoly)

Turma de Técnicos em Alimentação Escolar (Foto Tamara Smoly).JPG Turma de Técnicos em Alimentação Escolar (Foto: Tamara Smoly)

 

Como encerramento das atividades as educandas apresentaram uma feira de aproveitamento integral de alimentos preparados para a degustação com receitas dos cardápios escolares a partir das sugestões em aproveitar todas as partes dos alimentos, utilizando a casca, a semente, a folha, o talo e a própria polpa, sendo esta também uma forma de diminuir o acúmulo de lixo orgânico.

A alimentação integral proposta para as escolas possui como princípio a diversidade dos alimentos e a complementação das refeições para reduzir custos, realizar o preparo rápido e proporcionar um paladar regionalizado para as crianças.

Para Neide dos Santos, formanda do curso Técnico em Alimentação Escolar, a boa cozinha é aquela onde nada é desperdiçado, um único alimento rende até cinco preparações diferentes. “Desde quando iniciei o curso a minha alimentação e da minha família mudou, já perdi 10 quilos, e sem deixar de comer o que gosto, e comecei a fazer mudanças na escola onde trabalho, lá as crianças não comiam verduras, elas sempre deixavam no prato, agora tem uns que voltam só para repetir a salada, isso é muito gratificante”, conclui Neide.

Anna Abreu, coordenadora da ETSMMR que acompanha a execução do curso menciona: “percebemos que as profissionais irão levar melhorias para os cardápios escolares, trazendo mais qualidade de vida, e trabalhando para a diminuição da obesidade infantil e outros agravos a saúde”.

O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, apoia a valorização do trabalho dos profissionais da educação por meio do oferecimento de cursos de formação inicial e continuada, “esta ação governamental irá trazer muitos benefícios a saúde e ao rendimento escolar dos alunos das escolas públicas do nosso Estado”, destaca Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter