O Instituto Dom Moacyr (IDM) realiza, durante toda esta semana, a capacitação para mediadores que atuarão no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) pela Rede IDM.
A capacitação ocorre no Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira, e tem como principal objetivo colocar os novos mediadores a par da forma de atuação pedagógica do IDM, bem como apresentar um pouco mais sobre a legislação do Pronatec e suas peculiaridades.
A abertura do encontro contou com a presença do diretor-presidente do IDM, Marco Brandão. “Nossa equipe está preparada para esse grande desafio. Estamos felizes por fazer parte desse processo. É a educação como elemento de transformação da vida das pessoas, para melhor”, disse.
O Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todo território nacional. Para isso, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, que juntos oferecerão oito milhões de vagas nos próximos quatro anos. Somente no Acre, pelo IDM, serão mais de sete mil vagas em cursos somente neste último semestre de 2012. Os 22 dois municípios serão contemplados.
Para Cássio Almeida, Assessor Técnico Pedagógico do Campos Pereira “encontros como estes são de fundamental importância, pois é nestes momentos que podemos nivelar as informações entre as equipes, conhecer um pouco da legislação da oferta do programa, conceber, organizar e atualizar Planos de Ação para garantir assim a qualidade da formação dos nossos educandos” afirmou.
“O IDM vem cumprindo seu papel referente à capacitação de seu corpo docente. A cada projeto executado novas pessoas são inseridas no quadro e por isso há uma necessidade de adequação e apresentação para que cada um se sinta parte do processo”, ressaltou Glacimar Alves de Nazaré, Coordenadora Geral do Campos Pereira.