Instituto de Traumatologia e Ortopedia inicia operação parcial na terça

 Into inicia atividades por meio do Centro de Imagem nesta terça-feira (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Into inicia atividades por meio do Centro de Imagem nesta terça-feira (Foto: Miriane Teles)

Os exames para diagnóstico por imagem passam a ter um novo endereço: Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/AC), ao lado do Hospital das Clínicas (HC). Nesta terça-feira, 18, o quarto maior hospital do estado inicia suas operações, com a ala do Centro de Imagem.

O Into representa uma melhoria significativa no cenário da saúde pública do Acre. Atualmente, a maior demanda do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb) está justamente na ortopedia e traumatologia. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), são quase mil atendimentos mensais, principalmente de vítimas de acidentes de trânsito.

A complexidade do tratamento músculo-esquelético e as demais demandas serão diagnosticadas, naquela unidade, por equipamentos mais eficientes, como o de tomografia computadorizada multislice, com 16 canais, ressonância magnética nuclear, raio-X digital e ultrassonografia. O Centro de Diagnóstico por Imagem passa a ser referência para a toda a demanda ambulatorial do Estado.

O médico Marcos Parente, gestor da ala de imagem, explica que as máquinas são mais velozes e produzem resultados com mais qualidade: “O paciente vai ter menor tempo entre a solicitação e a realização dos exames, voltando mais rapidamente para o retorno com seu diagnóstico, e assim iniciar a intervenção necessária para a cura”.

Também a comodidade foi delineada em uma arquitetura sustentável, englobando preceitos de bioclimática, para o aproveitamento da iluminação natural e arejamento. Entretanto, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Leonardo Neder, afirma que apesar de estar edificado 85% dos 12 mil metros projetados, as obras seguem em andamento.

As perspectivas são reduzir as filas de atendimento. Está prevista uma inauguração oficial em setembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter