Rota da Qualidade

Instituto de Pesos e Medidas realiza vistorias em lojas de eletrodomésticos de Feijó

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC), promove novas vistorias em estabelecimentos comerciais nas regiões do Tarauacá/Envira e Vale do Juruá.

Técnicos do Ipem vistoriam produtos domésticos. Foto Cedida

Nesta semana, as ações foram iniciadas na cidade de Feijó. Um dos pontos centrais das fiscalizações foram os produtos eletrônicos e eletrodomésticos, como por exemplo, geladeiras, fogões, máquinas de lavar e televisores.

“O objetivo dessa operação é orientar os comerciantes para seguirem as normas determinadas do Inmetro, que os produtos expostos a venda garantam a qualidade e segurança aos consumidores”, destaca o diretor-presidente do Ipem/AC, Tom Sérgio de Menezes.

Na oportunidade, os fiscais estão observando se os eletrodomésticos possuem nas suas estruturas ou nas suas embalagens, o selo de avaliação da conformidade e das informações do fabricante.

“Os dados dos produtos devem estar escritos em língua portuguesa e de forma legível. Já nos refrigeradores e televisores, nós observamos a presença da etiqueta de eficiência energética, que avalia o desempenho do produto no consumo de energia elétrica”, relata o coordenador técnico do Ipem/AC, Alexandre Martins.

Certificação de qualidade e demais etiquetas de seguranças passam por avaliações. Foto Cedida

As ações metrológicas também serão feitas nos comércios varejistas, farmácias e lojas de materiais de construção. Todos os trabalhos compõem o programa Rota da Qualidade, uma parceria entre o Ipem/AC e o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC).