O governador Tião Viana assinou na manhã desta quarta-feira, 22, convênio de R$ 562 mil entre o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipen) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para fomento das atividades por mais dois anos.
O diretor do Ipen, Felismar Mesquita, explica que o instituto é responsável pela fiscalização de todos os instrumentos de pesos e medidas que fazem parte da vida da população, como bombas de postos de gasolina, balanças de supermercados e aferidores de pressão arterial.
“É um convênio de delegação que garante a operação das atividades de metrologia em todo o Acre. Serão mais dois anos de parceria com o Inmetro para esse trabalho de fiscalização”, conta Mesquita.
Além disso, o Ipen/AC recebeu um reconhecimento com menção honrosa por ter se tornado o segundo estado em qualidade dos serviços, estando atrás apenas de São Paulo. O Instituto ainda inaugurou mais dois laboratórios este ano, um voltado para a fiscalização de veículos de grande porte e outro que avalia a qualidade de pré-embalados.
“Com isso nós demos um salto de qualidade nessa relação entre consumidores, comércio e indústria para que essas relações possam ficar mais cristalinas com clareza a todos os equipamentos de metrologia”, ressalta o diretor do Ipen.