Diretor presidente do IMC, Eufran Amaral, vai apresentar o Sistema Estadual de Incentivo aos Serviços Ambientais
Acontece até a próxima sexta-feira, 5, deste mês, em Macapá (AP), um curso introdutório sobre Mudanças Climáticas, Serviços Ambientais, Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação e o Papel da Conservação, do Manejo Sustentável das Florestas e da Restauração dos Estoques de Carbono (REDD+). O evento conta com a participação de técnicos do Governo do Estado do Amapá. O diretor-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Eufran Amaral, ministra palestra sobre legislação do Sistemas Estadual de Incentivos aos Serviços Ambientais no Estado do Acre.
O curso é uma oportunidade de intercâmbio entre os dois estados da região amazônica, uma vez que o Acre é pioneiro na criação da lei do Sistema Estadual de Incentivo aos Serviços Ambientais (Sisa). Sancionada em outubro de 2010, a Lei do Sisa surge como instrumento para assegurar que produtos e serviços ecossistêmicos gerados, recuperados ou conservados a partir da implementação dos projetos e programas da Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal e de iniciativas privadas sejam reconhecidos e valorizados.
O objetivo do Sisa é promover iniciativas de incentivo a serviços ambientais como: carbono, biodiversidade, água, ar, solo, conhecimentos tradicionais entre outros. O Sisa representa um marco fundamental para a construção da estratégia estadual de iniciativas de redução de emissões por desmatamento e degradação (REDD), constituindo-se numa estratégia de mitigação das mudanças climáticas.
Nesse contexto, o Acre surge como modelo de diretrizes e estratégias para os demais estados brasileiros na implementação de uma Lei específica para a valorização dos produtos ecossistêmicos. Para explicar como o estado conseguiu atingir esse nível de maturidade que alia desenvolvimento, alta inclusão social e conservação ambiental é que Eufran Amaral foi convidado pelo governo do Amapá como um dos palestrantes do curso.