Instituto de Meio Ambiente do Acre vai divulgar serviços na Expoacre

Imac vai apresentar Sistema de Informação Ambiental

O instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), é um dos órgãos do governo do Estado que marcará presença na Expoacre 2011. O Instituto dividirá o espaço do Sistema de Produção Sustentável, a fazendinha, com a secretaria de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).  Além de outros serviços, o destaque do estande será o Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seiam). “È por meio do Seiam que todas as licenças ambientais são expedidas no Acre", relata João Aníbal, chefe da divisão de Educação Ambiental do Imac.

O chefe do Seiam, Andson Cruz, relata que o sistema desenvolvido é tão eficaz que secretarias de Meio Ambiente de outros estados, como o Amazonas e Amapá já adotaram o mesmo sistema. “Nós implantamos o sistema nesses dois Estados e também na cidade peruana de Porto Maldonado”, conta Andson.

O diretor técnico do Imac, Paulo Viana, explica que a Expoacre é uma oportunidade de mostrar à sociedade os serviços desenvolvidos pelo órgão ambiental. ”O Imac não é só um órgão repressor. Somos parceiros dos produtores por meio de várias ações, como o licenciamento da piscicultura, que está bem mais facilitada agora. Estamos com todas as licenças de manejos madeireiros empresariais e comunitários em dia, o que garante madeira no mercado. São ações que facilitam a vida das pessoas, e temos que divulgar”, relata Paulo Viana.

A equipe da divisão de Educação Ambiental vai mostrar na Expoacre spots com mensagens educativas, que serão veículadas nas rádios do Estado. São mensagens com esclarecimentos sobre o licenciamento ambiental, as alternativas ao uso do fogo e relatos sobre os malefícios que a fumaça das queimadas causam nas pessoas. “Produzimos os spots para as rádios, mas a Expoacre é uma boa oportunidade de divulgar as mensagens para as pessoas”, diz João Aníbal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter