1º semestre

Instituto de Matemática inicia atividades de 2018

Mais de 700 estudantes iniciaram esta semana as aulas no Instituto de Matemática, Ciências, Filosofia e Ética (IMCFE) de Rio Branco. Para o primeiro semestre deste ano, o órgão está ofertando 15 cursos em diferentes áreas do conhecimento.

“Estamos recebendo aqui alunos da rede pública que querem se aprofundar em alguma área, mas também pessoas que já estão na universidade e no mercado de trabalho e desejam se especializar em determinado campo”, explica o coordenador de ensino do órgão, Eliomar Amorim.

Gabriel Moura é um deles. Atualmente ele estuda o 9º ano do ensino fundamental no Colégio Acreano e vai fazer três cursos. “Já havia estudado aqui, e como gostei da forma que eles trabalham resolvi me inscrever de novo, para aprimorar meus conhecimentos em matemática e raciocínio lógico”, destaca.

A recepção aos novos estudantes foi realizada nesta segunda-feira, 16. No primeiro dia de aula eles conheceram o corpo docente do instituto, suas normas, assim como o funcionamento do estabelecimento.

Entre os cursos ofertados, destacam-se filosofia, ética e matemática (Foto: Assessoria SEE)

O Instituto

O IMCFE é um órgão criado pelo governo do Estado para oferecer cursos nas quatro áreas do conhecimento, como forma de apoiar o ensino acreano. Até 2017 passaram pelo local um total de 18.216 mil pessoas.

O estabelecimento faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e está localizado no Centro de Referência de Inovações Educacionais (Crie), antigo Mira Shopping, centro de Rio Branco.

Durante a acolhida, a diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio, ressaltou o papel do espaço para a educação pública da região e lembrou que o IMCFE é o primeiro instituto do país a agregar matemática, ciências, filosofia e ética em um mesmo espaço. “É um local aberto para a comunidade, em que todos os serviços são ofertados de forma totalmente gratuita e com profissionais capacitados nos respectivos campos de atuação.”