Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia atendeu mais de 6 mil alunos

Arquivo SEE
Certificação dos alunos do turno vespertino do Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (Foto: Arquivo SEE)

O Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF) encerrou o ano de 2015 com mais de seis mil atendimentos, por meio de atividades educacionais ofertadas no contraturno a alunos da rede pública estadual.

São aulas que complementam o currículo escolar, desenvolven novas habilidades e aumentan a qualidade da educação acreana.

O IMCF é vinculado à diretoria de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), e por meio dele foram oferecidos os seguintes cursos: Química Virtual, Química do Cotidiano, Matemática do Xadrez, Matemática para a Vida, Lógica Matemática I e II, Geogebra, Excel e Robótica. Junto ao encerramento do ano letivo, gouve a certificação de 425 alunos, 50 dos quais eram bolsistas.

As inscrições para novas vagas estão previstas para fevereiro. O IMCF está localizado no Centro de Referência de Inovações Educacionais (Crie), no centro da capital acreana, em frente à Praça da Revolução.

“Queremos expandir principalmente o projeto da Robótica. No último semestre ele funcionou com um grupo de estudo composto por 30 alunos. A iniciação científica é o caminho para o incentivo aos talentos dos nossos estudantes”, afirma o diretor do instituto, Alessandro Nasserala.

Os torneios seguem as regras oficiais de tempo, pontuação e quantidade de rodadas (Foto: Arquivo SEE)
Os torneios seguem as regras oficiais de tempo, pontuação e quantidade de rodadas (Foto: Arquivo SEE)

Outra novidade é que muitos professores se tornaram multiplicadores, recebendo formação no software Geogebra. Foram capacitados 63 do ensino rural. E os encontros filosóficos e as edições de Papo Jovem também são fomentados pelo instituto. Um público diferenciado debate atualidades e filosofia contemporânea.

O xadrez também conquistou espaço e adeptos –  já são 97 enxadristas, que, além de jogar, estão cada dia evoluindo as capacidade de raciocínio lógico. Vários torneios foram realizados para o fomento da modalidade, com o intuito de popularizar o jogo. A última atividade ocorreu na segunda quinzena de dezembro, quando foi fundado o clube de xadrez na Escola Estadual Glória Perez.