Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal apresenta medidas emergenciais para combater a praga mandarová no Vale do Juruá

Uma situação de emergência fitossanitária está atingindo os produtores de mandioca no Vale do Juruá, devido ao ataque da praga mandarová (Erinnyis ello). A ameaça tem causado preocupações tanto em relação à segurança alimentar quanto à economia dos agricultores da região. Diante dessa crise, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) tomou medidas para auxiliar os produtores locais.

A mandarová é conhecida por sua capacidade devastadora, capaz de dizimar plantações de mandioca em questão de dias.  Foto: reprodução

Ciente da gravidade da situação, o instituto age na busca de conter os danos e apoiar os agricultores da região, por meio da Portaria Idaf n° 528, publicada no Diário Oficial do Estado em 10 de outubro de 2023. Ela estabelece um mecanismo provisório de aquisição de produtos agrotóxicos específicos para combater a mandarová. 

Ataque da praga ocasiona em desfolha total de plantio. Foto: cedida

Mesmo aqueles que não possuem toda a documentação necessária para abrir o cadastro de propriedade junto ao Idaf terão acesso aos recursos necessários para combater a praga. Apenas o cadastro de produtor rural (pessoa física ou jurídica) é necessário, e ele pode ser feito no escritório local do Idaf do município.

A exceção criada pela portaria é temporária e terá validade até o dia 31 de dezembro de 2023. Nesse período, os produtores poderão providenciar a documentação da propriedade e, posteriormente, regularizá-la.

A portaria se aplica exclusivamente à compra de produtos agrotóxicos destinados ao controle da mandarová da mandioca, com o objetivo principal de conter a disseminação da praga e permitir que os agricultores afetados possam recuperar suas plantações.

O Idaf reforça seu compromisso com a segurança alimentar e o bem-estar dos agricultores, e continuará monitorando a situação de perto, oferecendo apoio necessário para superar esse desafio fitossanitário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter