Instituto de Administração Penitenciária realiza mutirão nutricional em presídio de Rio Branco

Os cuidados com a saúde são fatores primordiais para se ter uma boa qualidade de vida. Cuidar da alimentação garante uma vida longa e saudável. Neste sentido, o Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou nesta quarta-feira, 26, um mutirão de atendimento nutricional na Unidade de Regime Fechado nº 3 de Rio Branco.

No local, foram atendidos 50 presos que receberam orientações voltadas aos cuidados com a alimentação e prescrição nutricional específica para o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e hipertensão. Os atendimentos finalizaram um ciclo de palestras realizadas na unidade. Durante as palestras, profissionais e acadêmicos apresentaram aos reeducandos as formas de prevenção e tratamento das doenças por meio da alimentação.

Os reeducandos receberam orientações e prescrições nutricionais específicas Foto: Elenilson Oliveira

De acordo com a nutricionista Maria de Fátima Duarte, uma vez que a faixa etária dos apenados recolhidos na unidade alcança um público de idade avançada, é necessário um cuidado maior tanto de prevenção, quanto de acompanhamento. “Nessa fase da vida eles são muito acometidos pelo diabetes, pela pressão alta, o colesterol elevado. Então a gente faz esse ciclo de palestras orientando e também prescreve alimentos que possam contribuir com a saúde deles, fazendo um controle melhor”, disse.

Parceiros nesse tipo de atendimento desde 2018, cinco alunos do curso de Nutrição da Ufac participaram voluntariamente da atividade, sob orientação da nutricionista da unidade e professores do curso. O acadêmico Ítalo Lins de Oliveira, que cursa o 10º período, afirmou ser uma oportunidade gratificante no processo de ensino-aprendizagem e que poder participar dessa atividade proporciona aos estudantes ganho de conhecimento no que diz respeito à saúde no Sistema Penitenciário.

Oliveira disse ainda que o papel do nutricionista é promover a saúde e bem-estar, independente da condição em que os pacientes se encontram. “Independente de ser um reeducando ou um outro paciente que não está dentro do presídio, nós estamos aqui para servir esses indivíduos e no sistema prisional não é diferente”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter