Instituições se reúnem para aprimorar atendimento de urgência e emergência em saúde mental

Com o objetivo de fortalecer o fluxo de atendimento de saúde mental, o governo do Acre, por meio das Redes de Urgência e Emergência (RUE) e a de Atenção Psicossocial (Raps) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), reuniu-se com a direção e equipe técnica do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), em Rio Branco.

No encontro, de acordo com o coordenador da RUE, Edvan Meneses, foi abordado o fluxo de atendimento do paciente. “A discussão se deu em torno do atendimento e organização da rede [de saúde mental], incluindo os protocolos de atendimento pré-hospitalar e reorganização das salas de emergência do Hosmac”, explicou.

Coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Acre, Edvan Meneses. Foto: Odair Leal/Secom

A reorganização das salas de urgência e emergência contará com reformas e equipamentos. Além disso, foi pactuada a realização de um workshop de urgência e emergência psiquiátrica nas três regionais do estado.

“Também vamos instalar a Central de Urgência e Emergência Psiquiátrica, englobando Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), unidades de pronto atendimento (UPAs), Pronto-Socorro de Rio Branco e Hosmac”, explicou Edvan Meneses.

O que é a Rede de Urgência e Emergência (RUE)?

A Rede de Atenção às Urgências tem como objetivo reordenar a atenção à saúde em situações de urgência e emergência de forma coordenada entre os diferentes pontos de atenção que a compõem, com o fim de organizar melhor a assistência, definindo os fluxos e as referências adequadas.

O que é a Rede de Atenção Psicossocial (Raps)?

A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais e para as que sofrem os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter